'Todas estão seguras', diz especialista sobre barragens de Sergipe
16/01/2025
Segundo geólogo da Semac, elas acumularam 6 milhões de metros cúbicos. Barragem em Sergipe
Semac/Arquivo
Após uma avaliação das barragens de Sergipe, o geólogo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), João Carlos Santos da Rocha, informou nesta quinta-feira (16), que elas estão em perfeito funcionamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
Ainda de acordo com ele, as 15 barragens de Sergipe acumularam quase 6 milhões de metros cúbicos e conseguiram amortecer as cheias, pois estavam com um nível muito baixo.
“Todas estão seguras, até o momento, está tudo tranquilo [..] A única barragem que está vertendo água é a de Lagarto”, disse
Ele destacou ainda, que a situação é normal, e que parte da barragem é feita exatamente para passar o excesso de água. "Tem uma lâmina que a gente controla isso, caso a lâmina aumente muito, tomamos as providências cabíveis". Além disso, as barragens são monitoradas diariamente.
Especialista fala sobre monitoramento de barragens em Sergipe
Apesar das fortes chuvas que caíram no estado, o geólogo explicou que as barragens de Tobias Barreto e São Cristóvão não receberam grandes volumes de água e estão sendo monitoradas, para garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água nas regiões.
LEIA TAMBÉM
Sobe para 74 o número de municípios de SE que superam volume de chuvas esperado para janeiro