Serviço de coleta de lixo em Aracaju é paralisado temporariamente nesta sexta-feira
09/05/2025
(Foto: Reprodução) A Emsurb informou que já notificou a empresa Renova, responsável pelo serviço, mais de dez vezes por falhas recorrentes e que vai instaurar um processo administrativo para apurar o caso. Caminhões de lixo da empresa Renova.
Reprodução/TV Sergipe
No início da manhã desta sexta-feira (9), funcionários da empresa Renova, que faz a coleta de lixo em Aracaju, paralisaram as atividades temporariamente. Eles reclamam da falta de pagamento de horas-extras e percentual de periculosidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
De acordo com funcionários, a paralisação foi rápida, pois o dono da empresa afirmou que os pagamentos serão realizados até as 16h desta sexta-feira.
Nessa quinta-feira (8), funcionários foram conduzidos para a 3ª Delegacia Metropolitana da capital para prestar esclarecimentos sobre o crime de desobediência, referente a uma determinação da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
A ordem da Adema estabelecia a não circulação de cinco veículos da Renova que estavam vazando chorume durante a coleta de lixo e sem condições de uso.
O que diz a Emsurb
Por meio de nota, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que as equipes da Renova já retomaram as atividades e que a coleta domiciliar foi normalizada na manhã desta sexta-feira. A Emsurb também disse que os pagamentos dos trabalhadores serão realizados ao longo do dia.
Ainda, a Emsurb afirmou que, desde o início da execução do contrato, já repassou à Renova o montante de R$ 8.494.755,95, referente aos serviços prestados nos meses de fevereiro, março e abril de 2025.
"A autarquia tem atuado com firmeza na fiscalização do contrato, já tendo notificado a empresa mais de dez vezes por falhas recorrentes na execução dos serviços. Diante da atual situação, a Emsurb determinou a instauração de processo administrativo para apurar responsabilidades e aplicar as penalidades previstas", completou.
Sobre os cinco caminhões retirados de circulação, a Emsurb falou que está aguardando vistoria técnica da Adema para liberar os veículos.
Adema notifica empresa que faz coleta de lixo em Aracaju
Leia também:
Adema aplica multa de quase R$ 1,5 milhão em empresa responsável pela coleta de lixo de Aracaju