Polícia Federal realiza operação contra esquema de compra de votos em Laranjeiras
15/01/2025
As investigações tiveram início após o Ministério Público Eleitoral, no dia 5 de outubro de 2024, véspera das eleições, encontrar diversos materiais ligados à campanha de um candidato, incluindo adesivos, camisas de campanha e a quantia de R$ 5.000,00 em espécie. Sede da Polícia Federal em Aracaju, Sergipe
Carla Suzanne/TV Sergipe/Arquivo
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (15), uma operação contra um esquema de compra de votos durante as eleições municipais do ano passado na cidade de Laranjeiras. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município e na Barra dos Coqueiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
As investigações tiveram início após o Ministério Público Eleitoral, no dia 5 de outubro de 2024, véspera das eleições, encontrar, no interior de um veículo em um povoado de Laranjeiras, diversos materiais ligados à campanha de um candidato, incluindo adesivos, camisas de campanha e a quantia de R$ 5.000,00 em espécie.
Segundo a PF, as evidências sugerem que os itens seriam utilizados para aliciar eleitores em troca de votos, configurando captação ilícita. Posteriormente, as apurações indicam que os envolvidos foram aliciados para atuar na compra de votos na região. Os materiais e a quantia apreendida reforçam as suspeitas de corrupção eleitoral, diz a corporação.
A etapa da operação, que já foi finalizada nesta quarta, foi nomeada de 'Camisa Premiada' em referência às camisas de campanha encontradas em poder dos investigados no dia da abordagem.